Logo ZooLive

Horário de funcionamento: Seg a Sexta das 9h às 18h / Sábado das 9h às 15h

Agende agora! Resultado de Exames

Whatsapp:

(13) 99695-9100

Veterinário de peixe: isso existe?

Mesmo conhecendo todos os animais comuns de se ter em casa, muitos não sabem se realmente existe veterinário de peixe. Mas, assim como cães, gatos, aves, répteis e roedores, esses pets aquáticos também estão sujeitos a desenvolver doenças e podem precisar da ajuda de um especialista. 

Embora ainda pouco conhecido e difícil de encontrar, veterinário de peixe existe e também é capaz de salvar a vida desses animais. Quer saber um pouco mais sobre essa profissão e entender sua importância? Continue lendo a matéria. 

 

Por que levar o peixe em um especialista 

Nem veterinário de animais silvestres, nem de animais domésticos. Apesar de ainda ser difícil encontrar um profissional especialista, o melhor lugar para levar o seu peixe quando algo não vai bem é em um veterinário específico para ele. 

Afinal, diferentemente dos outros pets, os queridos nadadores precisam estar o tempo todo na água e têm uma anatomia única, com estruturas muito diferentes, como brânquias, linha lateral e bexiga natatória. 

Por isso mesmo, para ser considerado um veterinário de peixe não basta ser formado em Veterinária. É preciso que o profissional tenha estudado a fundo esses bichinhos, o que o torna mais apto para avaliá-los, dar orientações e fazer seu tratamento.  

Em muitos casos, especialistas em aquarismo e veterinários de animais silvestres também podem ajudar. Então, se você tem peixinhos e precisa de um profissional, verifique sua especialidade! 

 

Quando levar o peixe ao veterinário 

Diferentemente do que ocorre com cães, gatos e até com animais silvestres, os peixes não necessariamente precisam de um check-up todos os anos. Até porque ainda são raros os exames realizados nesses pets. Além disso, é preciso considerar a dificuldade de transportá-los. Preferencialmente, eles devem ser levados no próprio aquário ou, se forem muito grandes, em um aquário menor, com água igualmente condicionada.  

Sendo assim, recomenda-se levar o pet ao veterinário especialista em peixes sempre que notar alguma mudança no comportamento ou na aparência dele. 

Embora procurar esse profissional não seja muito habitual, fazer isso seria o ideal. Mas muitos especialistas também conseguem auxiliar por meio do relato do aquarista. 

Por isso, se não encontrar um veterinário para peixe na sua cidade, não se desespere! Procure uma loja com profissionais capacitados, como os que você encontra no ZooLive, e descreva para eles os sintomas do seu peixe. Na maior parte dos casos, eles saberão dar orientações ou poderão encaminhá-lo para um veterinário especialista. 

 

Atendimento emergencial 

Se já é difícil encontrar um veterinário de peixe em condições normais, imagine em casos de emergência, durante a noite ou nos fins de semana! Felizmente para os aquaristas, o veterinário cuida de peixe independentemente de ser especializado. Isso porque o veterinário sabe os cuidados com peixe de aquário e está apto a fazer atendimentos de emergência.  

Encontrando um veterinário especialista em peixes ou não, o importante é saber como cuidar de um peixe. Além de manter os parâmetros da água e a alimentação deles sempre em dia, também não deixe de procurar ajuda ao notar que eles estão com um comportamento ou com uma aparência fora do normal. 

Agora que sabe tudo sobre o veterinário de peixe e quando é necessário acioná-lo, veja outros artigos sobre vários outros assuntos no nosso blog. Confira! 

Be the first to comment on "Veterinário de peixe: isso existe?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*