Logo ZooLive

Horário de funcionamento: Seg a Sexta das 9h às 18h / Sábado das 9h às 15h

Agende agora! Resultado de Exames

Whatsapp:

(13) 99695-9100

Quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter?

Quanto aos porquinhos-da-índia, você sabe quantos filhotes esta espécie pode ter?  

É bem provável que você já tenha ouvido falar que roedores em geral se reproduzem com bastante facilidade. Mas ao contrário do que muitos acreditam, não é que eles tenham necessariamente ninhadas gigantescas. Quanto aos porquinhos-da-índia, você sabequantos filhotes esta espécie pode ter?  

Quando atingem a maturidade sexual, as fêmeas entram no cio com bastante frequência, podendo ficar prenhas várias vezes ao ano.  

Quer saber mais sobre esse processo e quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter por ninhada? Continue a leitura.   

O cliclo do cio é quinzenal, mas a fêmea permite a monta por em média oito horas apenas, tempo necessário para ocorrer a fecundação.  

Alguns sinais podem ser notados, como o aumento da busca por carinho e atenção e a tentativa de monta em companheiros de gaiola. 

É importante frisar que as fêmeas não apresentam sangramentos quando estão no cio. Logo, se a sua roedora está com alguma secreção ou sangramento, procure um veterinário.  

 

A partir de que idade eles podem acasalar? 

Com a expectativa de vida que varia de quatro a oito anos, os porquinhos-da-índia atingem a maturidade sexual cedo. A partir dos três meses eles já estão aptos a acasalar. Porém, especialistas recomendam aguardar até pelo menos o quinto mês de vida antes de permitir o acasalamento para diminuir os riscos de complicações.  

Se o acasalamento precoce não é recomendado, cruzamentos tardios também podem prejudicar e colocar em risco a fêmea e os filhotes. Isso ocorre porque, uma vez que o corpo das fêmeas tenha se desenvolvido por completo, sem a ocorrência de um parto, os ossos pélvicos podem se calcificar com estreitamento do canal parto.   

O ideal é estimular o acasalamento até, no máximo, sete meses de vida da fêmea. Assim, os cuidados com o porquinho-da-índia filhote ficam garantidos.  

 

Quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter? 

O porquinho-da-índia tem uma gestação considerada longa, que pode durar de 57 a 73 dias. A dos hamsters, por exemplo, dura em média 15 a 20 dias.  

No tempo de gestação do filhote, é importante oferecer uma alimentação nutritiva, uma vez que o desenvolvimento dos filhotes exige um aporte energético maior. Em muitos casos, o veterinário poderá recomendar suplementação de vitamina C.  

Agora, para responder a pergunta sobre quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter, saiba que esse número pode chegar até sete filhotes por ninhada!! 

Porém o mais comum é que tenham entre dois a quatro filhotes por gestação.  

Os partos, na maioria das vezes, ocorrem durante a noite e cada um costuma ter duração média de 15 minutos.  

Diferentemente de outras espécies, o filhote de porco-da-índia já nasce muito bem formado, isto é, com pelos, olhos abertos e até dentes, e por isso já podem ingerir alimentos sólidos a partir de 24 horas após o nascimento.  

Mesmo assim, é importante que sejam amamentados pela mãe até pelo menos os primeiros 21 dias de vida. Além de nutritivo, o leite materno possui anticorpos que ajudam a proteger os filhotes recém-nascidos. 

Evite fazer cruzamento de porquinhos-da-índia por conta própria. 

Apesar de ser um processo natural, a reprodução desses fofinhos exige uma série de cuidados para não colocar em risco a vida da mãe e dos filhotes. Conforme dissemos, os acasalamentos precoces prejudicam o desenvolvimento da fêmea e dificultam a formação e o parto dos filhotes.  

Outro bom motivo para evitar a reprodução doméstica desses pets tem a ver com a questão da superpopulação. Nesse sentido, é importante ter em mente que você é responsável não apenas pela fêmea, mas também pelos filhotes que virão.  

Depois de conferir quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter e tirar suas dúvidas a respeito da gestação desse pequeno roedor, confira outras dicas e curiosidade sobre o mundo pet no nosso blog!  

Be the first to comment on "Quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*