Logo ZooLive

Horário de funcionamento: Seg a Sexta das 9h às 18h / Sábado das 9h às 15h

Agende agora! Resultado de Exames

Whatsapp:

(13) 99695-9100

Por que não podemos dar comida aos bichos na natureza?

Quando visitamos zoológicos, reservas naturais, hortos ou orquidários, é normal encontrarmos placas com o seguinte alerta: “FAVOR NÃO ALIMENTAR OS ANIMAIS”, mas você sabe o motivo disso?

Além de desmotivar os animais a buscarem os próprios alimentos, dar comida aos bichos que vivem na natureza prejudica a saúde animal, já que exercer suas habilidades para conseguir o alimento faz parte do seu instinto animal e da sua rotina.

 

#Os maiores problemas

Os animais que costumam viver em parques e reservas naturais são silvestres, protegidos por leis e vivem livremente seguindo o processo natural da cadeia alimentar. Ao serem alimentados com o que não podem encontrar em seu habitat natural, modificam seus hábitos e colocam em risco toda a sua sobrevivência, podendo, inclusive, ingerir produtos inadequados, contaminados ou que interfiram em seu metabolismo, alterando a sua digestão e consequentemente a sua saúde.

Alimentar esses animais também interfere no ecossistema, ocasionando o aumento exagerado de determinada espécie e causando um desequilibro para a fauna local.

 

# Pesquisa sobre o comportamento dos macacos

Através de pesquisas, foi possível descobrir que os macacos machos possuem maior tendência a correr o risco de se aproximar dos humanos que lhes oferecem frutas, pães, lanches e outros alimentos processados.

Os animais com maior influência no bando passaram a visitar com mais frequência  as ruas com grande movimento de humanos em busca de uma recompensa alimentar. Tal costume resultou em alterações negativas na sociabilização desses animais junto ao seu bando no ambiente da floresta.

 

 

Be the first to comment on "Por que não podemos dar comida aos bichos na natureza?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*