Logo ZooLive

Horário de funcionamento: Seg a Sexta das 9h às 18h / Sábado das 9h às 15h

Agende agora! Resultado de Exames

Whatsapp:

(13) 99695-9100

Por que é importante cuidar da higiene bucal dos animais?

Escovar os dentes não deveria ser um cuidado exclusivo dos humanos. Cuidar da higiene bucal dos animais é uma prática muito importante para evitar doenças graves. Isso mesmo, os dentes de cães e gatos também precisam de atenção.

Nesse texto vamos explicar os principais motivos para que essa prática seja adotada pelos tutores e também auxiliar com algumas dicas de como realizá-la.

Os riscos à saúde de cães e gatos podem começar pela boca

Assim como acontece com os humanos, muitos problemas de saúde de cães e gatos podem surgir com a falta de cuidados com a escovação. A higiene bucal dos animais é ainda mais negligenciada por eles não terem a autonomia de cuidarem dela sozinhos. Cabe aos tutores ficarem atentos e tomarem todas as medidas necessárias para que a prevenção seja feita.

Existem diversos problemas de saúde que podem surgir nos animais devido a falta de cuidados com a higiene bucal. Alguns deles são de fácil tratamento e podem ser mais ligados à estética, mas outros podem afetar diretamente o organismo dos animais.

Entre os mais comuns estão o tártaro e a gengivite, que podem afetar tanto cães quanto gatos, independente do porte. O tártaro geralmente se apresenta como uma espécie de capa amarelada, revestindo os dentes dos animais. Ele pode causar desde mau hálito até dor ao se alimentar e, em alguns casos, a perda dos dentes.

Outros problemas mais comuns, que podem acontecer relacionados diretamente à saúde bucal são:

Periodontite
O tártaro acumulado provoca a inflamação das gengivas (com possibilidade de sangramentos)

Lesão Reabsortiva dos Felinos (LRF)
É considerada a cárie dos gatos, que deixa os dentes mais frágeis e enfraquecidos, podendo provocar fraturas.

Fratura Dentária
O trauma expõe a estrutura interna do dente, constituída por vasos sanguíneos e nervos, provocando dor e sangramento ao mastigar. Costuma afetar mais os cachorros.

Complexo Gengivite-Estomatite-Faringite
Lesões com sangramento no céu da boca dos gatos.

Outros problemas de saúde como meningite, infecções no fígado, rins e coração também podem afetar os animais por conta de uma higiene bucal ineficaz.

Como os tutores devem cuidar da higiene bucal dos animais

Para evitar os problemas de saúde mencionados anteriormente, é de extrema importância que os tutores tenham mais cuidado e atenção com a higiene bucal dos animais. A forma mais eficaz de fazer isso é escovando os dentes dos cães e gatos. Isso mesmo, escovação é a melhor forma de cuidar da saúde bucal deles.

E cabe acrescentar que a falta desses cuidados leva 80% dos cães a desenvolverem doenças periodontais antes dos dois anos de idade. E já que estamos falando de números, somente 10% dos tutores costumam dar atenção a esse tipo de cuidado com os bichinhos.

Como não é um hábito comum, o ideal é que não seja implementado na rotina do animal de forma brusca e imediata. Alguns profissionais recomendam que a limpeza seja feita diariamente, mas caso não seja possível, até duas vezes por semana já ajuda a reduzir bastante o surgimento de doenças.

Os animais podem ser bastante relutantes no início, mas alguns itens podem ajudar, como dedeiras, brinquedos que podem ser preenchidos com a substância de limpeza, entre outros. O mais eficaz ainda assim é a escova, adaptada para cães e gatos. Inclusive, esse é um ponto muito importante: nunca utilize creme dental humano para a higiene bucal dos animais.

Os cremes dentais para humanos contém substâncias e ingredientes que podem causar muito mal aos animais em caso de ingestão acidental, portanto, nunca faça a escovação utilizando eles. Existem produtos específicos para eles, que podem ser recomendados pelo veterinário responsável, clínicas ou pet shops.

O animal está dando sinais que não está bem? Faça um exame

Seguindo as recomendações e cuidando direitinho da higiene bucal dos animais, a possibilidade deles desenvolverem problemas de saúde é muito baixa. Mas caso os tutores notem algum sinal atípico durante a alimentação deles, percebam mau cheiro vindo da boca do animal ou qualquer tipo de anormalidade no comportamento, é bom procurar um profissional.

As chances dos problemas já estarem muito evoluídos é grande, portanto, faça exames periodicamente para checar a saúde dos bichinhos. A Zoo Live realiza uma série de exames e diagnósticos laboratoriais, inclusive de caráter gastrointestinais. Lembre-se sempre de trazer o encaminhamento do profissional responsável pelo animal na hora de agendar o exame.

Be the first to comment on "Por que é importante cuidar da higiene bucal dos animais?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*