Logo ZooLive

Horário de funcionamento: Seg a Sexta das 9h às 18h / Sábado das 9h às 15h

Agende agora! Resultado de Exames

Whatsapp:

(13) 99695-9100

O reforço positivo em cães

O reforço positivo tem crescido como forma de adestramento entre os métodos de aprendizagem. Funciona como uma recompensa (petisco, carinho etc) todas as vezes em que o cachorro se comportar de maneira desejada.  

A técnica é cientificamente comprovada e tem como objetivo gerar o prazer em repetir os comportamentos esperados, sempre de forma positiva, associando um bem-estar com a ação desejada. 

O método tem sido muito utilizado por novos tutores, mas ainda existem dúvidas se é efetivo e em como aplicar de forma correta. Quer saber mais do que se trata e como funciona? Deixa que a gente te explica! 

 

Como funciona a técnica do reforço positivo? 

A técnica se baseia em recompensar o seu pet sempre que ele realizar um bom comportamento, para que ele passe a repeti-lo por diversas vezes e deixe de lado os maus hábitos. Mas é preciso conhecer seu cão, pois esse prêmio deve ser algo importante e especial para ele. 

 

Mas como fazemos isso? 

Um exemplo, é quando uma visita chega e seu cão não latiu para o interfone, nem pulou ou rosnou para a pessoa, ele deve ser recompensado com aquilo que mais gostar. Devemos sempre recompensar uma boa atitude e ignorar as que não forem. 

 

Como aplicar no dia a dia? 

A mudança de hábitos é necessária! Digamos que você pegou seu cão fazendo xixi no tapete da sala. A reação mais comum é ir atrás dele e dar uma bronca, não é mesmo? Essas situações, onde o método de aprendizagem é o trauma devem ser evitadas, ignorando as atitudes erradas. 

Muitas vezes esse tipo de comportamento é uma forma de chamar atenção; e dar uma bronca toda vez que ele faz algo errado, aumenta as chances do seu cão repetir os maus hábitos. pois ele sabe que dessa maneira irá conseguir o que quer.

 

O que devemos recompensar? 

Todas as atitudes positivas e corretas do seu cão. Se você está tentando eliminar o xixi fora do lugar, recompense o seu cãozinho sempre que ele fizer no local escolhido por você. 

A dica é ter paciência e dedicação, persistindo nos treinos de até uma hora por dia. A família toda pode aplicar o método, afinal também ajuda e fica mais fácil e divertido de ensinar o pet a se comportar. 

Be the first to comment on "O reforço positivo em cães"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*