Quem mora na Baixada Santista sabe! O calor não perdoa. Por mais que dias de sol sejam uma delícia para passear e fazer atividades pela rua, quando a temperatura sobe demais, bate aquela vontade de ficar em casa sem fazer nada e até um mal-estar. Com os nossos pets não é diferente. Eles também sofrem com o calorão e precisam de alguns cuidados especiais em dias mais quentes.
Para manter uma boa saúde do seu cão ou gato é imprescindível se atentar aos sinais. Para diminuir a temperatura corporal e suprir a falta das glândulas de suor, é comum que os animais fiquem de boca aberta no calor, já reparou? Isto faz com que o ar frio entre e resfrie seu corpo. Quanto mais ofegantes eles estão, mais calor estão sentindo.
Para te deixar mais por dentro do assunto, separamos 5 dicas para manter o bem-estar do seu amiguinho em dias mais quentes. Confira:
#1 Evite passear em horários de muito sol
Os donos de pets devem evitar passear e fazer exercícios com seus animais durante horários em que o sol estiver mais forte. Além de prejudicar a transpiração, o solo quente pode queimar as patinhas dos animais.
Uma ótima dica é conferir se o asfalto está quente para você, se a resposta for sim, opte por sair em outro horário. Os passeios devem ser feitos mais cedo ou no fim do dia, em locais menos quentes.
#2 Hidrate o seu amigo
Mantenha o seu pet hidratado durante todo o dia! Sempre ofereça água limpa e fresca, afinal, quem é que não gosta de água gelada no calor?
Uma ótima dica é oferecer água de coco, uma bebida que além de matar a sede, é rica em nutrientes. Outra ideia é fazer picolés de frutas, como de melancia ou melão, sem açúcar.
#3 Oh xuáaaa, quem não gosta de um banho em dias quentes?
Se você quer ajudar o seu pet a se refrescar, os banhos podem ser ótimas alternativas para dissipar o calor.
Com a ajuda de uma bacia cheia de água, coloque o seu amigo lá dentro e use as mãos para espalhar algumas gotas no pêlo do animal.
#4 Procure dar refeições de maior quantidade à noite
Em períodos ou dias mais quentes, é melhor que a maior quantidade de comida seja oferecida ao seu pet durante a noite. Essa mudança de hábito vai trazer resultados na hora da digestão do seu amigo: o organismo dele vai conseguir passar por esse processo de forma mais confortável e agradável durante a noite, com a temperatura do ambiente mais baixa.
Essa troca no horário da alimentação pode evitar que o animal acabe ficando enjoado ou indisposto por causa do excesso de calor.
#5 Tente evitar o ar-condicionado
Sabemos que não há nada melhor do que ficar com o ar-condicionado ligado em dias de calor intenso. Entretanto, sem os devidos cuidados os animais podem acabar desenvolvendo quadros de gripe ou até mesmo pneumonia.
O ideal é evitar que os animais fiquem em ambientes de temperatura muito baixa, mas caso fiquem, é preciso manter o ambiente bem umidificado para ajudar na respiração dos bichinhos.
O que você costuma fazer para ajudar seus pets a se refrescar em dias quentes? Compartilhe suas dicas com a gente nos comentários!
Be the first to comment on "Muito calor? Saiba como cuidar do seu pet em dias mais quentes"