Logo ZooLive

Horário de funcionamento: Seg a Sexta das 9h às 18h / Sábado das 9h às 15h

Agende agora! Resultado de Exames

Whatsapp:

(13) 99695-9100

Gato dormindo muito: isso é normal?

Quem já cuida dos bichamos há mais tempo está acostumado, mas você sabe por que os gatos dormem tanto? Gatos gostam de ter uma rotina organizada e logo depois de brincarem, buscam por um sofá quentinho ou o colo do tutor para um bom cochilo. E a maior pergunta entre novos tutores é: Será que meu felino está doente ou triste? Por que meu gato dorme tanto? Não se preocupe! Vamos te explicar sobre essa curiosidade tão comum entre os gatos. 

 

Meu gato dorme muito? 

Os gatos têm uma necessidade maior de sono, dormem entre pelo menos 15 horas por dia. E em dias chuvosos e frios, chegam a dormir 17 horas.  

Então sim, seu gato dorme bastante e isso é perfeitamente normal! Esse comportamento é padrão para todas as raças, inclusive persas, siameses e gatos sem raça definida. 

 

Sedentarismo x gato dormindo muito 

Agora que você sabe que é normal seu bichano dormir muito, é importante compreender que seu sono deve ser respeitado, mas o animal deve ser estimulado. Ele também precisa caminhar, brincar e se movimentar. 

Um gato que não tem companhia de outro e passa o dia todo sozinho em um apartamento tende a dormir mais. Já um criado com outro gatinho, que tem acesso ao quintal de casa ou tem sorte de ter companhia do tutor o dia todo, provavelmente irá se movimentar mais. Em geral, tudo depende do tipo de vida oferecido ao animal. 

Quando o gato dorme muito e não se movimenta, aumentam as chances de obesidade, se você acha que isso está acontecendo, terá que mudar a rotina do seu felino e o ajudar. 

 

O que fazer se meu gato estiver dormindo mais que o normal? 

Se está percebendo que seu pet está muito tempo dormindo ou você passa muito tempo fora, é importante oferecer opções a ele. Forneça acessórios para o distrair e fazer com que ele se movimente, como brinquedos, bolinhas e arranhadores com catnip 

Utilize seu tempo livre para estimular o bichano. Interaja com ele, brinque e o estimule, isso irá fazer diferença na rotina de sono intenso. Outro ponto a se observar são os hábitos do seu gato. Será que ele dorme muito ou você que não nota quando ele está acordado? 

Se você achar que houve uma mudança diferente na rotina do seu gatinho ou algum outro sinal clínico, como parar de comer, por exemplo, é importante levá-lo ao médico-veterinário.  

Be the first to comment on "Gato dormindo muito: isso é normal?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*