Atenção, tutores! Sabemos que um animal requer muitos cuidados e responsabilidades. Embora seja um privilégio e ter um novo amigo nos torne mais felizes, não podemos esquecer que esta decisão determinará a nossa vida e o nosso dia a dia. Além de muito amor, os pets necessitam de vigilância constante, cuidados médicos, alimentação adequada e atividades físicas. No entanto, algumas raças de cães e gatos possuem características específicas e necessitam de alguns cuidados especiais.
#Cuidados especiais com seu cão
Adotar um novo amigo deve ser uma atitude tomada após muita reflexão e uma longa conversa com a família. São animais que requerem e merecem muito cuidado, carinho e atenção com a saúde. Entre todas as raças de cães do mundo, existem algumas específicas que necessitam do olhar vigilante do dono, seja por característica físicas ou comportamentais. Confira:
-
Labradores e Golden
Já que são animais de grande porte, é bastante comum aparecer problemas em suas articulações, especialmente na área do quadril. É de extrema importância focar em uma alimentação rica em nutrientes que vá fortalecer e manter a saúde das cartilagens e dos ossos do seu amigo.
-
Buldogues e Pugs
Seu amigo ronca dormindo? Por terem o focinho curto anatomicamente, é comum os Pugs e os Buldogues apresentarem diversos problemas respiratórios. Essa característica dificulta a regulagem da temperatura do corpo desses animais, que nos cachorros é feita pelo nariz. Evitar passeios em horários com a incidência solar forte, cuidar da alimentação e manter o animal bastante hidratado são cuidados essenciais para essa raça!
-
Yorkshire
Embora seja um animal de estimação pequeno e adaptável que pode viver perfeitamente em um apartamento, o Yorkshire também precisa de exercícios e uma atenção especial com a saúde do coração e dos olhos. Uma boa alimentação (existem rações específicas para as necessidades desta raça) e cuidados veterinários são cuidados importantes para essa raça.
#Cuidados especiais com seu gato
Que os gatos são animais naturalmente exigentes, todo mundo já sabe! Mas você sabia que algumas raças de gato necessitam de cuidados especiais? Pois é verdade, confira:
-
Sphynx, o famoso gato sem pelo
A falta de pelos dos Sphynx não significa que essa raça é mais fácil de cuidar. Se por um lado o dono não precisa se preocupar com a escovação regular ou com a formação de bola de pelos, por outro, o Sphynx requer atenção redobrada com a sua pele justamente por causa da falta de pelagem.
Com a falta dos pelos, que formam uma camada de proteção, o Sphynx fica mais vulnerável a problemas como queimaduras de sol e dermatites. Essa raça requer o uso de protetor solar todos os dias, até mesmo se ficar dentro de casa, principalmente se ele gosta de ficar na janela ou no chão para tomar um solzinho.
-
Gato Siamês, melhor não deixar sozinho em casa, viu?
Essa raça é muito da paz e amor, mas sabe aquela famosa história que os gatos amam ficar no cantinho deles, sem serem incomodados? Não é o que acontece com o Siamês. Na verdade, os melhores momentos do dia para essa raça são quando estão bem pertinho da sua família e podem ficar bem irritados se deixados sozinhos por muito tempo.
-
Gato Persa
Com essa linda pelagem, também vem uma grande responsabilidade, já que manter a aparência dos pelos da raça Persa exige alguns cuidados e, principalmente, paciência. As escovações devem ser diárias para evitar que os pelos fiquem embaraçados e também para evitar possível acúmulo de sujeira e doenças de pele.
Não importa qual a raça do seu amigo, é necessário levar o seu animal de estimação a consulta com o veterinário constantemente. Muitas doenças podem ser evitadas com a prevenção e ajuda de um profissional. Esteja sempre atento a qualquer mudança de comportamento ou hábito do seu animal, pois isso pode sinalizar alguma patologia.
Be the first to comment on "Cuidados específicos com raças de cachorros e gatos"