Você, dono de pet, já deve ter ouvido falar da cinomose. É uma doença canina viral e altamente contagiosa que pode deixar sequelas graves nos cachorros, ou até mesmo levar a morte. No entanto, dá pra prevenir a cinomose e evitar que nossos cachorros sofram e transmitam para outros. Vamos entender melhor sobre a cinomose, sua prevenção, sintomas e tratamento?
O que é cinomose?
A cinomose é uma doença grave e é causada por um Paramyxovirus chamado CDV (Canine Distemper Vírus). As formas de transmissão da cinomose mais comuns são pelo ar, pelo contato com a secreção do nariz ou da boca dos animais com o vírus da cinomose (presente em todas as secreções do animal) e pelo contato com ambientes e objetos contaminados.
Principais sintomas
Os sintomas são pouco específicos, comuns também em outras doenças, porem dá pra identificar com alguns fatores. Nos estágios iniciais da doença, um sintoma comum é a diarreia, afinal o sistema digestório é, geralmente, o primeiro a ser atingido pelo vírus. Em um estágio mais avançado, o sistema respiratório é acometido, sendo observado secreções amareladas e densas saindo pelo nariz e olhos.
Na fase mais tardia da doença, acontece o comprometimento do sistema nervoso central, que é quando o cachorro passa a ter tremores musculares e andar desorientado, podendo evoluir para crises de convulsão.
Além desses sintomas, o cachorro também pode se manifestar de outras formas, como:
- Febre
- Vômito
- Apatia
- Perda de apetite
- Paralisias
- Tiques nervosos
- Falta de coordenação
Qual o tratamento?
A cinomose tem baixa porcentagem de cura, pois ainda não há muitas alternativas que combatam diretamente o vírus. E mesmo quando o organismo do animal consegue vencê-lo, há sequelas neurológicas graves que podem levar à eutanásia do animal.
O tratamento principal está em focar nos sintomas e em prevenir as infecções secundárias. Alguma das alternativas usadas são:
- Antibiótico e anti-pirético para as infecções no sistema respiratório e digestório, além de expectorantes, bronco dilatadores e antieméticos.
- Anticonvulsivante para as crises convulsivas devido ao acometimento do sistema nervoso.
- Soro para corrigir a desidratação causada pela diarreia.
- Suplementos nutricionais e terapias alternativas, como acupuntura, para melhorar a resposta imunológica para combater o vírus.
Como prevenir?
Sabendo o que é cinomose, a prevenção fica mais simples: siga o calendário de vacinas contra a doença e seu cãozinho terá uma chance mínima de se contaminar. Vale lembrar também que no caso de filhotes, devem receber três a quatro doses da vacina a partir de 45 dias de vida, com intervalo de 21 a 30 dias entre as aplicações.
Be the first to comment on "Cinomose: o que é, quais são os sintomas e como tratar"